quinta-feira, 18 de setembro de 2008
O futuro está na interatividade
Interatividade! Essa é a grande palavra que a Internet nos apresenta! Quanto mais o ser humano se ambienta com a Web, mais ele se torna apto a adquirir o controle sobre as ações e informações que lhe chegam via telinha do computador, celulares, etc. E cada vez mais, mesmo no Brasil, essa "especialização" no uso da Net está atingindo uma gama maior de pessoas, nos mais diversos níveis sociais.
A interatividade está presente em tudo: nos portais, nos bate-papos (chats), sites de empresas e, até mesmo, nos jogos online. Um exemplo são os jogos "Mu" e "Ragnarok", onde os usuários conseguem interagir com outros jogadores, trocar arquivos e, até mesmo, fazer uso de programas antes utilizados apenas por especialistas em programação, como os raqueadores, apesar de se tratar de prática antiética, mesmo nesse tipo de jogo.
Com certeza, o sucesso de sites como o Google, Orkut, Youtube, Myspace e outros, se deve a essa grande autonomia oferecida aos usuários. O Orkut, por exemplo, oferece, agora, uma série de programas que possibilitam ao usuário o acesso a um grupo de programas que tem como funções, por exemplo, baixar músicas ou bater-papo, como no programa Messenger. Ou seja, quanto mais a Web evolui, mais ganha usuários por tornar-se de fácil manuseamento e aumentando a sua interatividade.
Como ressalta o texto "O Legado da Web 1.0 e as Perspectivas da Web 2.0", essa evolução foi uma espécie de desinstitucionalização: a Internet, criada para ser uma rede de informações secretas do Governo Americano – pelo menos, assim diz as lendas -, passa a ser um dos mais novos e impressionantes meios de comunicação e informação do planeta. "A primeira é estática, a segunda, dinâmica; uma é proprietária (de sistemas e softwares fechados, que são vendidos) e outra aberta; a Web 1.0 é institucional, a Web 2.0, rede social; e finalmente, enquanto a Web 1.0 é um canal, a Web 2.0 se configura como uma plataforma".
Além disso, cada vez mais está sendo facilitado o acesso da população pela diminuição do custo. Hoje, qualquer pessoa pode acessar a Rede através de uma Lan House. Para se ter uma idéia, o município de Valença, na região sul-fluminense do estado do Rio, cidade com uma das maiores poupanças do estado por causa do grande número de aposentados – aproximadamente, R$ 89 milhões, segundo dados do IBGE relativos a 2007 -, tinha, até alguns anos atrás, um grande número de farmácias e financiadoras. Atualmente, o número de Lan Houses já ultrapassa em número as outras duas.
A única característica da Internet que permanece a mesma é o massivo excesso de informações, qualidade de um ambiente totalmente aberto. A busca por páginas eletrônicas realmente confiáveis limita, por vezes, a navegação, indo de encontra a filosofia de independência do próprio meio. Além disso, a Web ainda causa apreensão nos usuários, principalmente, nos pais. Várias são as reportagens veiculadas pela TV que falam das precauções com o uso de salas de bate-papo e o recebimento de spams. Mas essa é outra face da Rede que ainda precisamos nos acostumar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário