Apoiar o comércio local é dever de todo administrador municipal. Em Valença, localizada na região sul-fluminense, essa não parece ser uma máxima. O Mercado Municipal, local onde funciona a Feira local e várias lojas, está realmente abandonado. De acordo com alguns comerciantes, o caos é total por conta da infra-estrutura precária, da sujeira e da falta de funcionários para garantir a limpeza e a segurança. Para eles, que alugam boxes do Mercado, a culpa é do atual coordenador, Alvanir Garcia, que não acata suas reclamações e se mantém de braços cruzados.

Outro problema grave do local é o da caixa d’água. De acordo com depoimento de alguns comerciantes, que preferem não se identificar, a caixa está muito suja, apresentando lodo e cheiro de podre e não possui nenhuma proteção. Eles informaram que até restos de animais mortos – possivelmente, de uma ave – foram encontrados no interior. Outra crítica é quanto a instalação elétrica. Os comerciantes reclamam da precaridade da fiação, colocada de qualquer maneira pela administração do mercado e que pode, até mesmo, provocar um incêndio.

Mudança prejudicial
Segundo alguns dos denunciantes, a mudança de coordenador do Mercado acabou sendo prejudicial. Eles alegam que o coordenador anterior era mais ativo e buscava, de todas as maneiras, atender as demandas dos boxistas. Mas, com a mudança de direção, a coisa mudou e o atual, atendendo, talvez, a ordem superior, não se sensibilizou com o estado do Mercado Municipal. Por isso, os comerciantes pedem mais atenção do Governo quanto ao Mercado, para que o local se torne, novamente, um cartão postal da cidade.
Rebatendo críticas

Alvanir alegou que não sabe quando os demais problemas serão resolvidos, pois precisa de mais funcionários para trabalhar. Mas ele acredita que, brevemente, o Governo encaminhará funcionários para o setor. Ele informou, ainda, que vai investir também nas atrações culturais e de lazer, para transformar o Mercado Municipal num lugar mais atrativo para a população. Agora é só esperar para ver se isso vai realmente acontecer!
Tradição perdida
Abandono: essa é a definição que os comerciantes dão para a situação. “Quem visitaria um local nessas condições”, se perguntam. Sejam em grandes ou pequenas cidades, a presença dos Mercados Municipais passa de simples necessidade. Trata-se de uma tradição. Em Valença, o Mercado Municipal marca pelos anos de existência e de serviço prestado à população. Comerciantes, feirantes, população: todos ganham com sua existência. E, diferente de outras cidades, Valença ainda conseguiu congregar no mesmo local, duas atrações diferentes: o comércio varejista dos feirantes, com suas hortaliças e frutas, com as lojas, que vendem desde roupas até pequenos eletrodomésticos. Com a desvalorização do local, cai a visitação e perdem todos.
Na sua cidade existe uma Feira ou Mercado Municipal? E você já foi visitá-la? Conhece o espaço, os produtos e as pessoas? Pois deveria! As Feiras ou Mercados Municipais são espaços da tradição local. O município de Valença está sofrendo com a desvalorização do seu Mercado! E você, amigo internauta: também quer ver acontecer isso na sua cidade?
3 comentários:
Oi Paulo, a idéia da matéria é ótima e a foto do personagem muito boa. Apenas eu tiraria o negrito da abertura. Ainda temos o vício off do lead e quando negritamos chamamos a atenção do google. Negritar palavras-chaves no texto é uma regra ótima de SEO (Search Engine Optimizion). Por isso, escolhe as palavras que acha principais e coloca negrito nelas. Assim o google te acha e o mundo também. Bjos e parabéns.
Oi, Paulo!
Gostei da matéria e das fotos...eu ia te fazer uma pergunta sobre a abertura,mas a Cristina já esclareceu esta minha dúvida no comentário dela...abs
Paulo,
A Cristina disse tudo o que eu diria. Teu texto está muito bem construido. Talvez a foto que faltou seja uma mostrando feirantes, alimentos e gente comprando, para dar uma idéia do movimento de pessoas.
Um abraço
Castilho
Postar um comentário